quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PARTIU ZÉ MARTINS! UM DOS ÚLTIMOS GUERREIROS DE COMBATE DAS CEBs, DOS DIREITOS HUMANOS E DO MOVIMENTO SINDICAL. SE FOI UM FILHO DE URBANO SANTOS. (Saudações em memória ao grande companheiro).


JOSÉ FERREIRA DA SILVA, vulgo Zé Martins. Foi um grande lutador, o último dos guerreiros de combate, assim como Manoel da Conceição que também partiu esta semana desta vida para outra, os dois tem histórias parecidas nas páginas das lutas populares. Zé Martins muito ajudou no movimento das Comunidades Eclesiais de Bases, graças ao seu empenho e de outros nomes que os Povoados de nosso município tem histórias de resistência e fé. E também foi um dos maiores construtores  do "Movimento Sindical Rural" em Urbano Santos e região, engajado nas lutas pelos direitos humanos no Baixo Parnaíba. Agricultor, militante do PT, católico, pai de família. Ainda nas décadas de sessenta e setenta ajudou na criação das primeiras CEBs em Urbano Santos e região, como a primeira CEB no Povoado Santo Amaro, apoiado pelos Padres Xavier e Zé Antônio. Com destaque na luta popular se tornou pregador da Teologia da Libertação e com sua grande inteligência defendia o socialismo, os pobres e desprovidos de direito. Os coordenadores de comunidades decidiram então  apostar em Zé Martins como candidato a vereador, onde foi eleito, na câmara sua voz era a voz dos oprimidos. Ainda na década de setenta defendeu os Padres, que até então estavam sendo interrogados e detidos pela Polícia Federal em São Luís acusados de subversivos, simplesmente por defender a terra e os pobres, onde teve êxito nesse feito de muita coragem.Viajou, ensinou e aprendeu muitas lições de vida, sempre com humildade. "FOI UM AMIGO, UM LUTADOR... UM VELHO GUERREIRO" que deixou um legado importante enquanto viveu. Sua história remonta as lutas populares em defesa da vida, com relação ao meio ambiente, a reforma agrária e melhorias de vida para os desprovidos de direito. Merece uma grande homenagem, quem sabe um "livro com sua biografia extraordinária" e acima de tudo ser sempre lembrado em nossas mentes, para que a luta que ele começou dê continuidade com as nossas forças. "Nosso sentimento de pesar à família!" Siga por um caminho de luz e paz. Saudações eternas.

Um comentário:

  1. Meu padrinho Zé Martins foi um grande homem eu sempre lembrarei de vc e estará em meu ❤ tenho certeza que o céu está em festa com sua. chegada. Saudade eterna

    ResponderExcluir