terça-feira, 21 de março de 2017

A despolinização do cerrado e o sangue que jorra

Assistindo o documentário “SERTÃO SERRADO”- (DVD) que trouxe de Brasília-DF do evento em que participei pela CPT sobre as questões do MATOPIBA ano passado. O filme conta com depoimentos de personalidades importantes especializadas em duas partes: cientistas gabaritados e pessoas comuns de comunidades tradicionais do cerrado brasileiro que estão sofrendo com o desmatamento e a ganância do agronegócio. Entre as cenas mais fortes, estão a de índios guarani-kaiowá feridos a bala, incluindo uma criança, após serem atacados por tratores e dezenas de caminhonetes carregadas de pistoleiros no Mato Grosso.
É assim que a produção é montada: os dados, ao invés de ficarem jogados, são associados à imagens fortes e a depoimentos de especialistas na área. A cena forte do massacre dos guaranis vem logo depois da informação de que as mortes no campo estão crescendo a níveis alarmantes: é um assassinato a cada 15 minutos. Didático, Sertão Serrado pode não ser um primor em forma e experimentalismo, mas cumpre muito bem o seu papel de explicar o seu ponto por a+b de uma forma que é impossível não entender.
O interessante do trabalho é que o depoimento de um cientista falava da importância do cerrado para as comunidades e como sua biodiversidade tem sido agredida nos dias de hoje pelo programa devastador do agronegócio. Com o uso intensivo de agrotóxicos, o cerrado perdeu sua forma original; os insetos responsáveis pela “polinização” entraram num processo de extinção total, daí as áreas de cerrado nativo perderam lugar para os grandes campos de soja e fazendas de criações de gado, os insetos desapareceram e o cerrado foi junto. Os povos e comunidades tradicionais que habitam essa região tem sido vítimas do descaço, da pistolagem e muitos outros desacatos aos direitos humanos. A terra tem sido tratada como mera mercadoria provedora da linha de commodities, violando os modos de vidas dos povos tradicionais como se fosse lixo. A mineração e as construções de barragens tem sido outros, graves problemas que expulsam essas comunidades de seus territórios, a grilagem de terra  ainda é constante. O cerrado é o bioma mais antigo da historia do planeta, é um dos mais ricos em espécies animais e vegetais, concentra as nascentes dos principais rios brasileiros como o São Francisco, Araguaia e Tocantins e abrange uma enorme região vítima de impactos ambientais e sociais por causa do avanço do capitalismo no campo.

José Antonio Basto
e-mail: bastosandero65@gmail.com   




Nenhum comentário:

Postar um comentário