sexta-feira, 23 de março de 2018

Os desafios do Projeto de Assentamento Primavera, município de Urbano Santos, Maranhão

Buritizeiro da reserva ecológica

Um Assentamento da Reforma Agrária (P.A), é uma área de terra desapropriada de determinado proprietário – latifúndiário e ou/ Empresa, que tenha comprado o se apossado dali. Sabe lá como – depois registrado o imóvel em cartório. “Desapropriação é o procedimento pelo qual o Poder Público, retira de seu dono a propriedade de certo bem móvel ou imóvel, fundado na necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, compulsoriamente, adquirindo-o para si em caráter originário, mediante justa e prévia indenização”. A Constituição Federal de 1988, em seu Capitulo III – que trata diretamente do “Sistema de Políticas Agrícolas / Fundiárias e da Reforma Agrária” – acentua: “Compete a União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.” A resposta está na íntegra. Ser presidente de uma Associação não é um bicho de sete cabeças, mas uma questão de determinação pessoal e força de vontade de ajudar o próximo. O Presidente deve ser preparado para muitos desafios – requer paciência, inteligência para lhe dá com os problemas constantes. Lutar com gente, nunca foi tarefa fácil.
Reunião - J. A. Basto apresentando o Programa das Habitações  - (MCMVR).
A Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Gleba Primavera, localizada no município de Urbano Santos, fundada em 2009 –, protocolou um pedido de Desapropriação no INCRA da família Bacelar -, hoje é Assentamento que vem beneficiando 52 famílias camponeses, numa área de terra que mede 1.838,8820 (mil oitocentos e trinta e oito hectares, oitenta e oito ares e vinte centiares), separado deste total 20% para reserva ecológica – pois “preservação do meio ambiente” é uma frase especial para os moradores da Primavera. A Associação, órgão representativo dos agricultores (as) familiares já teve três presidente desde sua fundação. Ultimamente a Primavera tem se ocupado com a preservação das áreas de mata, extrativismo, caça de subsistência e roça da Agricultura Familiar – “Áreas de Preservação Permanente” – (APPs). Com o novo programa de construção das habitações (casas) e os recadastramentos dos sócios. Não esperaram muito tempo para construir a sede da Associação, trabalharam coletivamente para limpar a área onde será formado o vilarejo na beira da estrada que liga outros Assentamentos. Atualmente a Primavera tem 42 pessoas beneficiadas com o “Programa de Habitações” – Minha Casa, Minha Vida Rural – (MCMVR) – Via Caixa Econômica Federal / Governo Federal -, já se fez a cartografia da linha donde será construída as casas dos (Assentados/as). Pedaço de chão que se produz arroz, milho, quiabo, abobora, maxixe, mandioca e macaxeira. Esta é a verdadeira ideia de Reforma Agrária, que os Assentados/as se tornem independentes e mudem de vida com a força da terra e do suor do trabalho - avançando com certeza nas políticas de desenvolvimento sustentável e meios de produções, com base nos apoios de créditos e assistência técnica aos produtores (as), não apenas nos Assentamentos, mas também nas “Comunidades Tradicionais” -, talvez seja este um dos positivos caminhos para o futuro da massa de pessoas que tem crescido aceleradamente nos últimos tempos –, uma vez que as cidades incharam e o povo deixou mais de trabalhar; daí muita gente precisa se alimentar. A sociedade moderna caiu nas garras do consumismo exacerbado; o  capitalismo tomou de conta do pensamento das pessoas e aquelas praticas solidárias já não existem mais nas comunidades rurais. Esqueceram valores importantes de respeito e educação popular. Um estudo da ONU – deixou claro que a agricultura familiar detém 75% dos recursos agrícolas no mundo. É crucial, portanto, aumentar sua produtividade, diversificar os meios de subsistência e estimular práticas sustentáveis nas comunidades rurais. Especialmente nos Assentamentos Fundiários.
Madeira de Lei - Reserva Legal - P.A - Primavera
A agricultura familiar deve exercer sua função e vem sim, se tornando um elefante cada vez mais importante na luta global contra a insegurança alimentar e nas campanhas contra a fome –, para isso precisa-se da terra para plantar, em primeiro lugar, uma vez que mais de 800 milhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso devido a alimentos saudáveis e nutritivos. No Brasil a agricultura familiar pode ser uma das saídas dessa implacável crise que perdura desde 2008 – muita gente saiu do campo e foi pra cidade – (êxodo rural), fenômeno que contribuiu para várias desigualdades sociais, visto nas periferias das cidades. Devíamos fazer como na Europa: muitos fizerem ao contrário como aconteceu aqui no Brasil –, eles saíram das cidades e foram pro campo produzir e melhorar de vida. Muitos jovens utilizaram seus conhecimentos na agropecuária, técnicas que aprenderam na academia e deu certo.  Quem detém hoje de um pedaço de terra - principalmente na zona rural, pode produzir e com qualidade, com inventos modernas e /ou nas práticas tradicionais. Facilitando um alimento saudável e sem agrotóxico, ajudando sobretudo na melhoria de vida das famílias camponesas. Pois a agricultura familiar sustenta mais 75% do alimento que vai pra mesa de todos os brasileiros e brasileiras. A Primavera caminha no rumo certo.

José Antonio Basto
Assessor de Formação Agrária – STTR de Urbano Santos-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário