segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Ela não sabia ler e escrever, mas sabia da lei

Ela perguntara seu companheiro sobre sua terra; um processo que tramita nos órgãos fundiários há décadas – não foram os primeiros a enfrentar essas barreiras – pois lutar por terra e militar no movimento social requer paciência e força de vontade – pois as aprovações são muitas. Ele respondera que a terra continua lá, mas o direito ainda não veio – precisam do título. Eles reviravam um côfo pendurado na parede com vários documentos antigos, alguns já rasgados e amarelados – desde ofícios, estatutos e até cânticos de comunidades – tudo referente à questão da luta pela terra e anos de militância.
Maria não sabia ler nem escrever, mas sabia da grande importância de sua luta, participação e coragem acima de tudo, enfrentando sistemas perigosos para defender seu território. Daquelas chapadas eles tiram o mínimo para sua sobrevivência, na época em que era menina, seus pais não lhe botaram para estudar, escolas eram difíceis na região e sua mãe dizia zangada que “menino só tinha que ir mesmo era pra roça”- ajudar a pagar o que come –, ignorância? Talvez sim, talvez não – sem saber! Ela ficara triste por alguns momentos, mas nunca desistiu de sua maior escola, decidiu aprender sempre com a “TERRA”! O Francisco, esposo de Maria sabe ler muito pouco -, consegue com dificuldades na visão destrinchar o que lhe vem a respeito da terra que ocupa como posseiro desde seus avós. Perguntava-se sobre a tramitação do processo para regularização de suas 100 e tantas hectares. A família depende diretamente daquela larga área de chapada, pois os bacuris já estão florados para uma futura safra. Os camponeses praticam agricultura e extrativismo – são reconhecidos por sua luta, defendem o que lhes é de direito, mas infelizmente não são ouvidos como segurados especiais – são desprovidos de direito! Batalham arduamente em meio ao aparelho econômico do capitalismo implantado no campo, como a silvicultura. “Terra” –, tem sido nos últimos anos sinônimos de capital e poder, a cada dia a demanda cresce – e principalmente nas fronteiras de ocupação do cerrado; programas são sistematizados afim de impactar os povos rurais – como o Matopiba – que pretende ocupar uma das ultimas fronteiras agrícolas do bioma cerrado. Não é preciso estudar bastante, nem ter frequentado universidades para saber da importância da terra e do meio ambiente para a sobrevivência, reprodução social e cultural das comunidades tradicionais. Famílias camponesas que aprenderam na escola do campo a valorização do espaço em que vivem – assimilaram no dia a dia e no trabalho tirando da terra e das florestas seu alimento.
Maria falava que antes sua terra apresentava muita fartura, tinha de tudo – nas chapadas e nos brejos, mas essa abundancia se acabou – acha-se mal para o alimento. A lavoura e a vida interiorana lhe ensinaram um ofício mais que especial – vivendo numa comunhão exemplar repassada de pai para filhos. Seu chão de luta foi palco de combates de outrora – a chapada densa, mãe dos rios, fonte e nascente que jorram água para matar a sede dos viventes, não apenas do campo, mas também das cidades. Existem tantas leis e direitos, leis aprovadas e direitos conquistados – mas a injustiça ainda impera no meio agrário – violência a cada momento praticada contra as sociedades campesinas. Acredita-se em outros tempos e em outros livros.
Ela sabia de tudo isso, não por ter lido livros, nem por ter ouvido falar. Mas por ter até agora vivido e convivido por todo esse tempo com essas coisas. A Maria tem como diploma o trabalho e o talento das coisas simples do campo e utilizou sua capacidade, carinho e humildade, suor e mãos calejadas para transmitir sua sabedoria e conhecimentos fundamentais na faculdade da vida.


José Antonio Basto

Nenhum comentário:

Postar um comentário