terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Agronegócio X PADRSS na Região do Baixo Parnaíba Maranhense


BAIXO PARNAIBA-MA
Campo de eucalipto da Suzano - Baixo Parnaiba
Recordei-me de uma certa vez quando estava lendo a revista da ENFOC (Escola Nacional de Formação da CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), onde a mesma tratava da grande diferença entre as políticas do Agronegócio e PADRSS – “Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, então refleti sobre essa questão no TERRITÓRIO DO BAIXO PARNAIBA MARANHENSE, onde existe uma enorme disputa de terras entre o sistema atrasado da monocultura do eucalipto e soja e o Desenvolvimento Rural Sustentável na Agricultura Familiar. Vejamos então os dois pontos contrários.
Menino quebrando bacuri - Pov. São Raimundo / B. P
Farinhada - Baixo Parnaiba
 O agronegócio é um modelo produtivo agroexportador, resultado de uma aliança entre o grande capital, representado pela agricultura patronal, com setores financeiros, industriais e com o estado. Este modelo contém uma concepção ideológica de desenvolvimento para o campo com concentração de terra e de renda e sem gente. Investe na mercantilização dos bens naturais como terra, água e biodiversidade, construindo dependência por pacotes tecnológicos, insumos químicos, agrotóxicos, sementes transgênicas e maquinários que devastam os recursos naturais e a saúde humana”. Já o PADRSS é o nosso “Projeto Político do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para o desenvolvimento do campo, cuja centralidade é: realização de uma REFORMA AGRÁRIA AMPLA, massiva, forte e de qualidade para as populações tradicionais, fortalecimento e valorização da agricultura familiar COM GENTE, promoção da soberania e segurança alimenta, trabalho e dignidade no campo. Este projeto contém uma concepção ideológica de desenvolvimento do campo baseada na garantia da igualdade e do respeito entre os povos e na transição para o modelo produtivo agroecológico e orgânico. Investe ainda na luta por políticas públicas sociais necessárias ao pleno desenvolvimento humano e na superação dos históricos problemas estruturais de reprodução da vida no campo, nas águas e nas floresta”. Com isso podemos perceber que a realidade no Baixo Parnaíba Maranhense, sendo este um território marcado por conflitos agrários e socioambientais não pode ser diferente de outros lugares do país. Pois aqui em nossa região das chapadas, as políticas dos monocultivos vieram para transformar o meio ambiente, assim deixando um legado de devastação das espécies vegetais e animais, destruindo cabeceiras de rios, riachos e lagoas que dantes nunca viram tão mudanças drásticas.
Quebradeira de côco babaçú - Baixo Parnaiba
A ganancia do agronegócio se espalha pelo Maranhão e resto do Brasil privatizando cada vez mais os bens naturais: terra, água e biodiversidade.  É triste saber que 80% dos recursos federais anualmente sustentam a monocultura em nosso país, sendo apenas 16% para a agricultura familiar e com muita dificuldade para os camponeses acessarem créditos de apenas quatro mil reais pelos PRONAFs. A Reforma Agrária real é caminho para todos nós adquirir liberdade, as comunidades não lutam apenas pela desapropriação e /ou regularização, mas clamam por desenvolvimento técnico podendo assim produzir e até exportar os produtos que dão vida.
Acredito que somente com a união dos povos camponeses poderemos dá uma resposta a este modelo predatório, atrasado e sem futuro para a humanidade que é o AGRONEGÓCIO CAPITALISTA. juntos criaremos as condições para ampliação e fortalecimento das práticas ensinadas pelos nossos pais e avós, fazendo valer a vida, os direitos humanos, a biodiversidade e a natureza.

(José Antonio Basto)
 M. D. H. V – B. P. M)

Nenhum comentário:

Postar um comentário